Um desafio chamado: captação de recursos

Um desafio chamado: captação de recursos

A captação de recursos é tida como uma das maiores dificuldades das organizações do terceiro setor. Em vista disso, para garanti-la, de modo realmente eficiente, o primeiro passo é ter uma visão ampla, capaz de identificar o andamento de todos os processos.

Por exemplo, se a sua instituição tem falhas na contabilidade, provavelmente ela pode perder em captação. Caso não esteja cumprindo a lei, também, se houver ruídos na comunicação, o mesmo ocorre. Ainda, se aquilo que a sua organização está comunicando nas redes sociais não condiz com a realidade, também posso afirmar, que será difícil captar doações. Ou seja, este é um verdadeiro conjunto, que deve operar de maneira plenamente ajustada para garantir o sucesso e o desenvolvimento de uma organização. O fato é que a maioria das instituições trabalha na busca de recursos para suprir demandas e necessidades imediatas. Em contrapartida, as pessoas envolvidas passam o dia inteiro ocupadas com as atividades rotineiras e, por isso, quase nunca param para desenvolver um planejamento prévio das ações a curto, a médio e a longo prazo. E quando o resultado não vem, buscam culpados.

Além da visão ampla, para aprimorar a captação de recursos, é necessário investir em bons relacionamentos. Buscar o doador e não somente a sua doação. Para isso, converse sobre a organização com pessoas que você conhece e mesmo com outras que não façam parte de seu meio e promova a divulgação dos projetos desenvolvidos e da atuação da sua entidade. Apresente de forma clara a tríade: problema, solução e impacto. Ou seja, o que fazemos ou qual problema resolvemos, de que forma resolvemos (projetos) e qual o impacto daquilo que já realizamos (resultados).

Quanto mais pessoas conhecerem a sua causa, maiores as chances de impacto.

Inclusive, pensar que a captação de recursos envolve apenas captação de dinheiro significa ignorar o potencial dos doadores que preferem contribuir com as organizações do terceiro setor de outras formas, a partir do direcionamento de bens, móveis, equipamentos, etc.

É necessário ter em mente que, por mais que a obtenção de dinheiro seja fundamental para a sustentabilidade de uma organização, os outros tipos de recursos também devem ser considerados.

Além disso, nem só se doações sobrevivem as entidades. É preciso ir além, organizar eventos, bazares e projetos para manter a competitividade no cenário.

Para isso, ter criatividade e traçar metas de acordo com a realidade da organização é essencial.

Para te ajudar nesse processo de captação de recursos de forma profissional e organizada, a Quantus possui uma plataforma de captação que usa links de doação personalizados com um layout clean, fácil de navegar e sem distrações, criando uma experiência positiva e acolhedora para o doador. Quer ver como podemos transformar sua captação de doações? Clique aqui e agende uma demonstração.

Quantus, conectando propósitos!